Aprenda a avaliar a incidência solar no imóvel

A posição do imóvel em relação ao sol e o modo como recebe os raios solares influenciam questões pessoais de conforto e saúde. Apesar da preferência por imóveis com maior incidência da luz do sol no período da manhã, antes de escolher, o consumidor precisa verificar a planta e a localização do empreendimento.


Face Norte ou Sul?


“Para quem prioriza a entrada de raios solares, antes de comprar é importante verificar a planta do imóvel”, aconselha o diretor de Comercialização e Marketing do Secovi-SP, Luiz Fernando Gambi. Janelas voltadas para o lado Norte permitem a manutenção do calor e iluminação do imóvel será melhor. Além de conforto e economia de gastos com luz, esse ângulo proporciona uma série de benefícios, pois garante sol na casa durante todo o dia.


Imóveis voltados para a face Sul podem ser frios, escuros e apresentar os problemas que a falta de luz e calor pode ocasionar, como mofo, umidade e dificuldade no desenvolvimento de plantas. Sem contar os transtornos para aqueles que sofrem de problemas respiratórios.


O interesse por empreendimentos localizados na frente Norte é maior no Hemisfério Sul, abaixo da linha do Equador, em zonas pouco tropicais. “Quanto mais para o Sul, maior o interesse por este ângulo”, explica. A preferência se concentra em imóveis com maior ação da luz do sol nos dormitórios e na sala de estar no período da manhã.


De acordo com Gambi, a incidência solar privilegiada de imóveis com face Norte chega a gerar uma valorização de até 10%, mas nem sempre pagar mais caro significa um bom negócio. Às vezes, o imóvel voltado para a face Sul pode ser a melhor opção.


Quando a valorização não compensa


Gambi explica que não adianta investir mais em um empreendimento que oferece o lado Norte, se existe um enorme prédio à frente, bloqueando a entrada dos raios solares. “Há casos em que as pessoas espalham cortinas e tapetes isolantes pela casa e impedem que o calor do sol seja absorvido. Em situações em que o apartamento está em um andar baixo e em uma vila cheia de edifícios, a probabilidade que o sol entre também é pequena”.



Como escolher?


• Em empreendimentos isolados, com iluminação de todos os ângulos, decida por aquele em que os cômodos de maior permanência da casa estejam a favor do sol.


• Se a ideia é comprar um terreno mais em conta e voltado para a face Sul, o conselho é buscar orientação de engenheiros e arquitetos, que irão dirigir um projeto adequado para manter o sol a seu favor.


• Para moradores de regiões mais quentes, que queiram proteger os ambientes da incidência da luz do sol e do forte calor, é interessante priorizar projetos que ampliem o caimento dos telhados do imóvel, fazendo mais sombra.

0 comentários, envie seu comentário:

Envie seu comentário: